CAMINHOS DO BAOBÁ
O projeto busca promover a manutenção das propostas de programação cultural dentro do espaço GRUNEC ampliando seu alcance com atividades no formato Itinerante. Com essa dimensão busca-se ampliar as ações já desenvolvidas dentro do espaço, através da percepção que as políticas públicas culturais, nem sempre alcançam comunidades rurais e periféricas, assim como populações negras rurais e quilombolas, estando dentro dos valores socioculturais do espaço estimular a produção de saberes interdisciplinares a partir das práticas de aquilombamento. Dessa forma, as ações desenvolvidas em rede, tem como comprometimento a compreensão da diversidade dos contextos culturais de cada comunidade participante dentro do projeto, suas especificidades identitárias e suas diferenças locais.
A produção das atividades formativas e de fruição dentro de um contexto de intercâmbio entre o espaço do GRUNEC e as Comunidades Negras e/ou Quilombolas fortalece a ampliação do reconhecimento e da valorização da identidade, história e cultura africana, afrodescendente e afrodiaspórica, assim como o enfrentamento de estereótipos e preconceitos raciais.

A PRESENÇA NEGRA NO CARIRI CEARENSE
A Presença Negra no Cariri Cearense é uma pesquisa fundamental para mapear, reconhecer e fortalecer a identidade da população negra na região. Desenvolvida pelo GRUNEC em parceria com diversas pessoas e organizações, essa iniciativa busca evidenciar a história, as contribuições e os desafios da população negra no Cariri, reforçando a importância da luta por políticas públicas e justiça racial. Acompanhe essa jornada de resistência e valorização! Compartilhe, comente e fortaleça essa construção coletiva.