Um modo próprio de viver o Bem Viver
O Terreiro das Pretas é um aquilombamento autônomo, enraizado no Cariri cearense, guiado pelos ensinamentos dos que vieram antes e pela esperança dos que ainda virão. É um espaço de existência negra viva, inspirada nos modos de ser e estar do nosso povo, que sempre resistiu – com coragem, criatividade e afeto – à colonização.
Há mais de duas décadas, o Terreiro é morada da família Neves Carvalho, remanescente do Quilombo Saco dos Cansanção, no sertão de Araripina/PE, e atualmente estabelecida na cidade do Crato/CE. Aqui, o território é também memória e herança.
Nos reconhecemos como uma casa-escola, onde se vive e se cultiva uma pedagogia relacional e cultural própria, que dialoga com os saberes ancestrais, com a educação popular e com o cotidiano. Cada ação, cada encontro e cada gesto são parte de um processo formativo que toca tanto quem habita o terreiro quanto quem nos visita e compartilha da nossa experiência.
Acreditamos que o Bem Viver só é possível quando ele é coletivo. Por isso, criamos pontes, construímos rotas de fuga e abrimos caminhos para que mais pessoas negras possam criar, estar, aprender e fruir junto conosco.
Nosso fazer é múltiplo e profundamente enraizado na diversidade — marca fundante das práticas e pensamentos afro-brasileiros. O Terreiro das Pretas se organiza como um complexo cultural comunitário, reunindo diferentes ações que se entrelaçam e se fortalecem mutuamente:
- Afroempreendedorismos e agroecologia;
- Formação cultural e educação popular;
- Cinema africano e experiências audiovisuais;
- Espaços de cura e espiritualidade;
- Memória e valorização das ancestralidades negras.
Essas atividades são detalhadas em nosso currículo de atuação e fazem parte da nossa trajetória de mais de 20 anos no território.








Memória viva, cultura presente
Chegamos até aqui movidas pela certeza de que é preciso manter viva a memória das produções culturais afro-brasileiras — praticando-as, produzindo-as, reunindo-as e convidando outras pessoas negras a viver esses momentos conosco.
O Terreiro das Pretas é mais do que um lugar: é um modo de existir. Um espaço de luta, afeto, cura, criação e transformação. É o agora, o antes e o porvir — unidos pelo chão, pelo corpo e pela palavra.