
EduCaErê: A Infância Negra no Centro do Quilombo
EduCaErê é um projeto colaborativo itinerante e um dos núcleos do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC). Voltado para o trabalho com as Africanidades e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) na primeira infância, tem como objetivo valorizar os conhecimentos africanos e afro-brasileiros, reconhecendo nas narrativas construídas pela própria população negra — e não sob a ótica eurocêntrica — a base para a construção de uma identidade positiva.
O projeto reconhece que é direito das crianças negras e não negras o acesso ao conhecimento sobre as contribuições dos povos africanos, afro-brasileiros e afro-caririenses, em cumprimento à Lei nº 10.639/2003.





Idealizado e coordenado pelo jovem negro, pai e educador Alan Cordeiro da Silva, e hoje fortalecido também pelas professoras Ana Paula e Janayna Leite o EduCaErê tem se constituído como um instrumento de aquilombamento, valorização das tecnologias africanas e enfrentamento ao racismo na primeira infância. Sua atuação parte de um referencial sociocultural comprometido com a pauta étnico-racial e com a sabedoria ancestral africana.
O nome EduCaErê surge da junção entre Educação, Cariri e Erê. “Edu” representa a educação como um instrumento fundamental para a potencialização e emancipação das trajetórias de vida da população negra. “Ca” remete ao Cariri, essa imensa região — também uma África negra e quilombola — localizada no sul do Ceará, onde o projeto lançou suas sementes. Por fim, “Erê”, que em Yorubá significa brincar, expressa o espírito alegre das crianças — foco central dessa ação educativa — reconhecendo nelas sujeitos essenciais para o cuidado do presente e das futuras gerações.


