Projeto Oliveira’s

Recontamos nossa história com lente, corpo e voz

porque imaginar o território é também reinventar o futuro.

Do Barro Branco para o mundo, o nosso quilombo é imagem, som e luta coletiva

O Projeto Oliveira’s é uma iniciativa coletiva e autônoma fundada em 2020, no bairro Barro Branco (Nossa Senhora de Fátima), em Crato, na região do Cariri cearense. Surgiu a partir da inquietação e da criatividade de jovens negros e LGBTQIAPN+ que decidiram se reunir para recontar, a partir de suas vivências, as histórias do território e fortalecer a memória local através da arte, da comunicação e da educação popular.

O projeto se constituiu como um estúdio colaborativo de produção fotográfica, audiovisual e musical, funcionando também como um ponto de apoio para a circulação de equipamentos e a geração de renda. Ao longo dos anos, tornou-se um espaço de escuta, troca e criação coletiva, fortalecendo vínculos entre juventudes do território e promovendo ações formativas que articulam saberes técnicos e ancestrais.

Com forte inspiração nos princípios da circularidade africana, da miolagem (prática de partilha e troca entre saberes), e do cuidado com a comunidade, o Oliveira’s atua como uma ferramenta de transformação social, resgatando narrativas apagadas e criando novas possibilidades de imaginar o território e seus futuros.

Somos território em criação: miolamos saberes, partilhamos futuros

O grupo realiza atualmente dois encontros mensais que funcionam como espaços de planejamento, formação e produção. Em cada encontro, são discutidas ideias para novos projetos, promovidas oficinas e pensadas ações em parceria com escolas, coletivos e moradores. Mesmo com recursos limitados, o coletivo tem se mantido firme em sua missão: fomentar uma formação crítica e afetiva que valorize a vivência no território e o protagonismo de seus sujeitos.

Com o desejo de ampliar a frequência dos encontros para semanal, o Projeto Oliveira’s busca criar tempo e estrutura para aprofundar a formação interna, investir em qualificação técnica — especialmente em fotografia e comunicação — e consolidar sua atuação como espaço de referência no cuidado com a memória, a arte e a justiça social.

Mais do que um projeto artístico, o Oliveira’s é um território de resistência e imaginação coletiva, onde o fazer se alinha com o viver, e onde cada produção é também um gesto de afirmação da vida negra, periférica e dissidente no Cariri.