Videos

Acreditamos firmemente na força da arte como comuinicação e resgate histórico ou mesmo como possibilidades de reinventar e fabular as narrativas do presente e que podem contribuir com um futura mais justo em que a equidade de direitos vai ser uma norma social, a luta antirracista pode se estabelecer por essas diversas formas de comuinicações aqui estão alguns dos trabalhos desenvolvidos por nossas parcereias nesse tempo de caminhada.

“A cova da nega”

“A cova da nega”- Direção: Alex Josberto e Marcos Xenofonte. Duração: 20min, 2010.Brasil. O documentário A cova da Nega objetiva religar os fios de uma história mal contada. Afirmar que negros/as, contribuíram na formação do povo da região do Cariri. Com isto pretende-se fortalecer a causa pluriétnica, tirando da invisibilidade comunidades negras e indígenas que sofreram com o abandono e a exclusão ao longo dos tempos. O filme, uma produção do Ponto de mídia livre Projeto Verde Vida da Ponta da Serra, será lançado oportunamente, dia 8 de março, dia internacional da mulher, no I Encontro das trabalhadoras negras rurais promovido pela Cáritas Diocesana de Crato em parceria com o Grupo de Valorização Negra do Cariri. Alex Josberto Andrade Sampaio

Mapeamento das Comunidades Rurais Negras e Quilombolas

“Histórias do Meu Baobá”

MIOLAGEM: “Histórias do Meu Baobá” Roda de conversa com crianças e adolescentes das comunidades quilombolas de Arrudas em Araripe e Arapuca e Serra dos Chagas em Salitre.
Araripe/Salitre-CE Coordenação: GRUNEC – Grupo de Valorização Negra do Cariri.

22 anos do Grupo de Valorizaçao Negra do Cariri – GRUNEC

A Turma do curso de Publicidade e Propaganda da UNINASSAU em Juazeiro do Norte participou e registrou com esse belíssimo vídeo no dia 5 de maio de 2023, a comemoraçao dos 22 anos do Grupo de Valorizaçao Negra do Cariri – GRUNEC. Confere e deixa sua curtida!

V Marcha Regional de Mulheres Negras

V Marcha Regional de Mulheres Negras na Câmara municipal de vereadores Crato ✊🏿 (membras do GRUNEC)
“MEMÓRIAS DE LUTA: MULHERES NEGRAS EM MOVIMENTO”
A marcha das mulheres negras aconteceu em sua primeira edição em 18 novembro de 2015. Mais de 50 mil mulheres negras das cinco regiões do Brasil marcharam contra o racismo, a violência e pelo bem viver, em Brasília (DF), acontecendo de forma bienal em diversas partes do Brasil desde então. O documentário surge a partir de uma roda de miolagens no Terreiro das Pretas e tem duração de 40 minutos. Tem como cenário a organização de mulheres negras diversas que se unem para enfrentar as diversas violências sofridas em Território Caririense, como recorte apresenta uma abordagem da importância da diversidade entre mulheres negras e do enfrentamento as todas as formas de violência existentes, bem como a luta pela garantia do bem viver. ……………………………………….
“Uma chama não perde nada ao ajudar a acender outra” Provérbio africano
Essa atividade faz parte do projeto Cinema no Terreiro das Pretas, que tem como proponente e realizador o Terreiro das Pretas (núcleo do GRUNEC), com apoio da lei Paulo Gustavo em parceria com a Secretaria de Cultura do Município do Crato (Secult).
E em parceria com Caminhos do Baobá que faz parte da Temporada de Arte Cearense (TAC): Redes de Criação, realizada pelo Terreiro das Pretas. A TAC é uma ação da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (@secultceara ), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (@institutodragaodomar ), por meio da Diretoria de Ação Cultural.
“A dignidade não pode ser individual. Ela tem que ser coletiva. Porque o mundo tem que ser bom para todos nós da mesma forma que nós somos presentes da divindade para este mundo. Nossa luta é um compromisso político.”
Verônica e Valéria Carvalho
65 anos.

Fundadoras do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec)
Nascimento: Crato (CE).
Atuação: Crato (CE).
Live com Veronica Neves Carvalho e Jessica Lorenna Lima Veronica Neves Carvalho: Mulher negra, trabalhadora aposentada, uma das fundadoras do GRUNEC, ativista dos movimentos sociais, especialmente os de defesa dos direitos da mulher Jessica Lorenna Lima: Ativista dos movimentos sociais, membro do GRUNEC, artista e professora de teatro
Caio Souto Conversações Filosóficas